Thursday 26 July 2018

Mercado Global Internacional


Acesso entrevistou em Miami o gestor de investimentos sr. Julio Lage, CEO do grupo Belvedere

Segundo eleo fato de economia mundial continuar a crescer, mesmo que em um ritmo mais lento,mostra que o crescimento possivelmente já passou do pico.  Cerca de 80% das maiores economias do mundo continuam em expansão; no entanto, menos de 25% estão melhorando em uma base de 6 meses, uma grande mudança após vários anos de melhoria. A desaceleração da atividade manufatureira normalmente gera um vento contrário para as economias orientadas para a exportação.

1- Como o senhor vê o comportamento no mercado internacional?

Na China, o setor industrial vem perdendo força e os riscos de uma recessão e falta de crescimento parecem elevados. Os regualdores mudaram para a flexibilização monetária, e o yuan caiu drasticamente no final do segundo trimestre.

 Outras grandes economias, incluindo Alemanha e Japão, também mostraram sinais de desaleração. Após uma aceleração global praticamente sincronizada em 2017, os riscos de desaceleração do crescimento podem ser mais altos do que os geralmente esperamos.

2- E os Estados Unidos?

Enquanto isso, a economia dos EUA manteve uma progressão constante em seu ciclo de negócios: a dinâmica do ciclo médio ainda é sólida, mas as tendências de ciclo tardio são mais evidentes. Consistente com uma fase de ciclo tardio, as margens de lucro das corporações caíram em relação aos níveis de pico, mas os cortes de impostos corporativos e o crescimento contido dos salários permitiram que as margens permanecessem altas e o crescimento dos lucros corporativos permanecesse firme.

As Taxas e impostos mais baixas e acesso a dinheiro no exterior proporcionaram às empresas uma capacidade adicional de gastos que está sendo usada para uma ampla variedade de atividades, incluindo ações favoráveis aos investidores, como recompras de ações e pagamento de dívidas. A reforma tributária reduziu a necessidade de as corporações levantarem capital, reduzindo a oferta de dívida corporativa dos EUA e outros títulos. 

3- Qual o grande risco para o mercado que os investidores deveriam estar atentos?

Ao meu ver um grande risco para a economia global é a postura comercial agressiva dos EUA e as restrições impostas a diversos produtos. Note que a  China e os EUA são os atores centrais da rede de comércio global e tudo está altamente integrada. Os planos dos EUA para enfrentar as políticas de comércio e investimento da China podem aumentar as tensões comerciais bilaterais. As entidades em maior risco podem ser os países, indústrias e empresas que são mais dependentes do comércio global e das cadeias de fornecimento.

4- O que esperar das politícas monetária? Rigidez ou Flexibilidade?

Acredito sim que o crescimento da economia americana e a inclinação positiva da inflação são firmes o suficiente para manter os formuladores de políticas caminhando para uma política monetária mais rígida. O crescimento nos principais balanços dos bancos centrais deverá cair nos próximos 12 meses, implicando menos liquidez para os mercados financeiros. Penso que o ímpeto econômico global pode ter atingido o máximo, e a elevada volatilidade pode ser impulsionada pelos riscos para as perspectivas monetária, política e econômica. 

5- Em síntese, como fazer as alocações em seu portfólio?

Com o cenário atual e grande chance de volatilidade dos mercados, os ativos de maior risco foram reduzidos nos portfólios. Nos portfólio de renda fixa diminuimos os durations das carteiras e aumentamos a exposição a ativos atrelados a inflação. Utilizamos um percentual da renda para comprar proteção (hedge). Em suma estamos mais conservadores e esperando oscilações que em breve virão.

Sr. Julio Lage é sócio fundador da holding de negócios financeiros Belvedere Group, grupo este com escritórios nos Estados Unidos, São Paulo Brasil e Portugal.Tem atuação de negócios em corretora de valores, gestora de recursos, Family Office e também Investment Banking

No comments:

Post a Comment

Vale, triste momento atual

Enfim muita coisa pra vir e definições a serem tomadas. Fatores como apetite de risco e tempo no horizonte devem ser fundamentais para de...